Logo SINCONSANTOSSindicato dos Contabilistas de Santos e RegiãoSindicato dos Contabilistas de Santos e Região

HISTÓRIA
-CARTA SINDICAL -ALGUMAS REALIZAÇÕES
-GALERIA DE PRESIDENTES -DIRETORIA ATUAL
ESTATUTO SOCIAL



HISTÓRIA

Foi por influência de um grupo de homens que reconheceram a necessidade de organização para melhor defenderem os seus interesses que, em fins de 1928, premidos pelas péssimas condições de trabalho e pelos baixos salários, decidiram se organizar para reivindicar direitos que até então não possuíam. Fizeram a primeira reunião entre si, fizeram a segunda reunião com um número maior de participantes e dela nasceu, em 19 de janeiro de 1929 , o Instituto Santista de Contabilidade , com quatro gestões presididas pelas ilustres colegas: Sr. Homero Barbosa, Pedro M. de Oliveira, Írio de Paula Azevedo e Álvaro Moura, permanecendo até 10 de novembro de 1943.

A categoria foi aumentando, Santos foi crescendo e com ela a necessidade de mais profissionais de contabilidade. Novas reivindicações se apresentaram aos diretores do Instituto, as primeiras lutas foram travadas. O Instituto precisava tomar um caráter mais associativo - profissional, sendo eleita uma comissão, composta pelos contabilistas Álvaro Moura, Artur Sousa e Vitam Estevam, encarregada de arregimentar toda a categoria e apresentar um anteprojeto de Estatutos para uma nova forma de organização, de sentido mais profissional.

Assim transformou-se, em 11 de novembro de 1943 em Associação Profissional dos Contabilistas de Santos , elegendo a primeira diretoria, composta pelo colegas: Álvaro Moura - presidente; Beno de Carvalho - secretário; Artur Sousa - tesoureiro e, Demétrio Pereira da Silva - bibliotecário.

Essa diretoria, ajudada pelos associados, conquistou diversas reivindicações para a classe, até que, por força da própria consciência da importância da organização e do aumento da quantidade de reivindicações a serem defendidas, foi plenamente sentida a necessidade de transformar a Associação em Sindicato.

Voltar



CARTA SINDICAL

O trabalho para a transformação da Associação em Sindicato foi feito pela diretoria e mais alguns associados, que processaram a organização de todos os documentos indispensáveis.

Em data de 12 de novembro de 1947 , o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio expediu a competente Carta Sindical, determinando a mudança de nome de Associação para o atual Sindicato dos Contabilistas de Santos, à época com base territorial em Santos, São Vicente e Guarujá que, logo em seguida organizou sua primeira Diretoria, composta pelos contabilistas Álvaro Moura - presidente; Acácio de Paula Leite Sampaio - diretor; Edison de Oliveira Santos - secretário; Artur Sousa - tesoureiro e Demétrio Pereira da Silva - bibliotecário.

Hoje conserva o mesmo nome, porém sua base territorial se estende para Santos, Bertioga, Cananéia, Cubatão, Eldorado, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande, Registro, São Vicente, Sete Barras e Vicente de Carvalho.

Voltar



ALGUMAS REALIZAÇÕES

Desde então, o Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região tem seguido sempre para a frente, cada vez mais prestigiado pelos seus associados, que nele vêem um órgão que defende, intransigentemente, os seus interesses. Vejamos algumas realizações:


PUBLICAÇÕES

Revista Santista de Contabilidade - setembro e outubro/1962;

Jornal do Sindicato dos Contabilistas de Santos - janeiro a junho/1984;

Tribuna dos Contabilistas - um dos maiores veículos de comunicação e informação contábil da região, atingindo vinte e oito municípios de sua base territorial, recebida tanto pelos profissionais contábeis, associados ou não, quanto pela Administração Pública e instituições de ensino públicas e privadas. Era realizada em parceria com a CENOFISCO - de 1984 a 2008.

Desde 14 de abril de 1959 reuniam-se para discutir temas profissionais de interesse da classe contábil. Na gestão do Prof. Ynel Alves de Camargo foi conhecido como " Forum de Debates ". HOJE: Reinaugurado, com a parceria indispensável da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, funciona às quartas-feiras, a partir das 19h00, na sede da entidade, na Rua Silva Jardim, 445. 


JUNTA DE RECURSOS FISCAIS
Nossa entidade participa, como membro efetivo, da Junta de Recursos Fiscais do Município de Santos, órgão administrativo da Prefeitura Municipal de Santos, cuja função é a de julgar, em grau de recurso, procedimentos voluntários e ex officio .


BIBLIOTECA
Inaugurada no 1º semestre de 1984 e funcionou na sede da entidade até o ano de 2008.


ASSOCIAÇÃO DOS CONTABILISTAS DE SANTOS
Entidade co-irmã, fruto de um trabalho determinado das diretorias conjuntas das duas entidades, inaugurada em 08 de abril de 1968, com sede na Avenida Conselheiro Nébias nº 592 - Boqueirão.


ENCONTROS

I Encontro de Contabilistas da Baixada Santista, realizado de 22 à 24 de novembro de 1984;

I Encontro de Contabilistas, Estudantes e Empresários da Contabilidade do Litoral Paulista, realizado nos dias 11 e 12 de março de 1999.


ISENÇÃO MILITAR

Em maio de 1963, por intermédio do presidente Moacyr Prado Simões, o Sindicato conseguiu estender a isenção da prestação de serviço militar aos estudantes de 2º e 3º ano do curso de contabilidade, junto ao Governo João Goulart.

Além destas realizações, hoje, nossa entidade conta com Departamentos Jurídico; Ética, Editorial, Informática, entre outros. Constantemente realizando cursos, palestras, seminários, conferências, eventos culturais e sociais, de forma a alavancar o profissional contábil, tanto no âmbito profissional quanto na necessidade de integração familiar e social.


Elaborado em 06/2003 pela contabilista Daisy Christine Hette Eastwood
*recebeu adaptações em 11/2011 pela jornalista Renata Spinassi
Fonte: Biblioteca do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região

Voltar



Diretoria Atual






















































































Cargo Nome
Presidente Antonio Augusto Pizzo
Vice-presidente Anna Maria Addario Pizzo
Dir. Financeiro José Daniel Passos Alves
Dir. Secretário Regina Célia Adão
Dir. Sócio Cultural Luciano da Silva Oliveira
Diretor Suplente Alberto Vitório Pereira
Diretor Suplente Crisnadaio Barbosa Dias
Diretor Suplente José Alves
Conselho Fiscal - Efetivo Antonio Gonçalves Neto
Conselho Fiscal - Efetivo Nilton Schmidt Chagas
Conselho Fiscal - Efetivo Rivaldo de Souza Moreno  
Conselho Fiscal - Suplente Gilmar Ferreira Povoas
Conselho Fiscal - Suplente Wilson Roberto Belista de Menezes
Conselho Fiscal - Suplente Dagmar Carvalho Mosciaro
Delegado Representante junto a  FECONTESP - Efetivo Antonio Augusto Pizzo
Delegado Representante junto a FECONTESP - Efetivo Anna Maria Addario Pizzo
   
   
   



Voltar



 Galeria de Presidentes


RELAÇÃO DE PRESIDENTES DO SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE SANTOS E REGIÃO





















































































































Presidentes Mandatos
Humero Barbosa 1930
Pedro Mile Oliveira 1930
Trio de Paula Azevedo 1931/1934
Álvaro Moura 1935/1943
Álvaro Moura 1944/1946
Álvaro Moura 1947/1950
Acácio de Paula Leite Sampaio 1951/1952
Laurindo Chaves 1953/1954
Roberto Blanco 1955/1956
Ynel Alves de Camargo 1957/1960
Almir Costa 1961/1962
Moacyr Prado Simões 1963/1964
Almir Costa 1965/1966
Ynel Alves de Camargo 1967
Alberto Mendes Corrêa 1967/1968
Almir Costa 1969/1970
Ronald Monteiro 1970/1974
Sinésio de Sá 1975/1977
Ronald Monteiro 1978/1983
Orival da Cruz 1984/1986
Ariovaldo Feliciano 1987/1989
Antonio Carlos Corbal Correa 1990/1992
Fabio Oliveira Filho 1993/2001
Roberto Rodrigues Lage 2002/2004
Daisy Christine Hette Eastwood 2005/2007
Antonio Gonçalves Neto 2008/2010
Antonio Augusto Pizzo 2011



Voltar



ESTATUTO SOCIAL
clique para baixar




Voltar

 


 


 


 


 


Patrocinadores: